domingo, 4 de agosto de 2013

Câncer em lata: como batatas chips do tipo Pringles são feitas

O que chamamos de "batatas chips enlatadas" na verdade não vêm de batatas reais.


A Pringles (em um esforço para evitar os impostos cobrados contra "alimentos de luxo", como batatas fritas no Reino Unido), uma vez, chegou a argumentar que o conteúdo de batata em seus chips era tão baixo que tecnicamente não tinham batatas fritas.

Então, se elas não são feitas de batatas, o que são exatamente?

O processo inicia-se com uma pasta de arroz, trigo, milho, e flocos de batata, que são prensados na forma.

Esta substância semelhante a uma massa é, então, enrolada em uma folha ultra-fina cortada em formato de chips por uma máquina.

Um dos ingredientes mais perigosos em batatas fritas não é intencionalmente adicionado, mas é um subproduto do processamento.

A acrilamida, um causador de câncer e uma substância química potencialmente neurotóxica, é criada quando os alimentos ricos em carboidratos são cozinhados em altas temperaturas, sejam cozidos, fritos, assados ou tostados. Alguns dos piores produtos incluem batatas fritas, mas muitos alimentos cozidos ou processados em temperaturas acima de 100°C podem conter acrilamida. Como regra geral, o produto químico é formado quando o alimento é aquecido o suficiente para produzir uma superfície relativamente seca e castanha / amarela.

O limite federal de acrilamida na água potável é de 0,5 partes por bilhão, ou cerca de 0,12 microgramas em um copo de 230 ml de água. No entanto, uma porção de 170 ml de batatas fritas pode conter 60 microgramas de acrilamida, ou cerca de quinhentas vezes acima do limite permitido.

Da mesma forma, batatas fritas possuem notoriamente índices elevados deste produto químico perigoso. Tão elevado, de fato, que, em 2005, o estado da Califórnia processou os fabricantes de chips de batata por não alertarem os consumidores da Califórnia sobre os riscos para a saúde de acrilamida em seus produtos. Um acordo foi alcançado em 2008, quando a Frito-Lay e vários outros fabricantes de chips de batata concordaram em reduzir os níveis de acrilamida em suas fichas para 275 partes por bilhão (ppb) em 2011, que é baixo o suficiente para evitar a necessidade de um rótulo de advertência de câncer.

Cuidado: Batatas chips assadas podem ser piores do que fritas!

Lembre-se de que a acrilamida é formada não só quando os alimentos são fritos ou grelhados, mas também quando eles são assados. E de acordo com os dados da Food and Drug Administration (FDA) sobre os níveis de acrilamida nos alimentos, os chips assados podem conter mais de três vezes do que o nível de acrilamida em batatas fritas normais!

A acrilamida não é o único composto genotóxico perigoso formado quando o alimento é aquecido a altas temperaturas.

Um longo projeto da União Européia de três anos, conhecido como Tóxicos Alimentares Gerados Por Calor (HEATOX), cujos resultados foram publicados no final de 2007, encontrou mais de 800 compostos induzidos pelo calor, dos quais 52 são potenciais cancerígenos. Além de sua constatação de que a acrilamida realmente representa uma ameaça à saúde pública, os cientistas da HEATOX também descobriram que você está muito menos propenso a ingerir níveis perigosos da toxina quando você come alimentos caseiros, comparados aos industriais ou a restaurantes de alimentos preparados.

Além disso, os resultados também sugerem que, embora existam formas de diminuir a exposição à acrilamida, ela não pode ser completamente eliminada.

Como evitar toxinas induzidas pelo calor na sua dieta?

Idealmente, você deve consumir alimentos que são crus ou minimamente processados para evitar esses tipos de subprodutos tóxicos. Quanto mais crua a comida, melhor. Pelo menos um terço de seus alimentos devem ser consumidos crus.

Além de criar subprodutos potencialmente tóxicos, cozinhar e processar também esgota os micronutrientes valiosos da comida, o que é outra razão para comer tanta comida crua for possível.

Ao optar por alimentos que irão beneficiar a sua saúde, como vegetais crus, de preferência orgânicos e / ou produzidos localmente, carnes orgânicas alimentadas com capim, óleos saudáveis, laticínios crus, nozes e sementes, você pode alterar a sua saúde para melhor. Estes são os alimentos que são verdadeiramente naturais, e muito fáceis de preparar.

Fonte: Real Farmacy

Um comentário:

  1. Pri, tudo bem? Quanto tempo!!
    Nossa amiga, que post é esse? Eu vou espalhar isso pra uns "viciados" nessa batatas. Absurdo o que fazem pra vender : encanam, omitem,manipulação e etc , tudo pelo dinheiro.
    Bjs e bom fim de semana

    ResponderExcluir