quinta-feira, 20 de setembro de 2012

"Pulmão de pipocas"


Americano indenizado por "doença das pipocas de microondas"

Wayne Watson vai receber 7,2 milhões de dólares, algo como 5,5 milhões de euros, por ter contraído uma doença pulmonar após inalar, regularmente, o vapor da manteiga artificial de pipocas feitas no microondas.


Um tribunal do Colorado, nos Estados Unidos, deu razão de causa a Wayne Watson, portador de uma doença pulmonar grave e incurável alegadamente relacionada com a inalação de diacetil, um dos ingredientes utilizados para conferir o sabor a manteiga nas pipocas de microondas. O norte-americano vai receber uma indemnização milionária, revela a BBC. 
O fabricante de pipocas Gilster-Mary Lee Corp. e o supermercado que as vendeu foram condenados a pagar uma indemnização de 7,2 milhões de dólares (5,5 milhões de euros) a Watson, e a empresa deverá, ainda, incluir um aviso nas embalagens das pipocas, advertindo para os perigos da inalação do vapor quando as mesmas ainda estão quentes. 
Os jurados concluíram que a fábrica é responsável por 80% da indemnização, e a rede de supermercados  Kroger Co. pelos outros 20%.
Watson já havia feito um acordo com a fabricante de aromatizantes FONA International Inc.

"Pulmão de pipocas"


De acordo com a BBC, os advogados da empresa argumentaram que os problemas de saúde de Watson foram provocados por anos de trabalho com produtos químicos na limpeza de carpetes.  Mas o tribunal confirmou que o norte-americano desenvolveu problemas respiratórios em 2007 depois de passar um ano a comer, regularmente, pipocas de microondas. Watson entrou com a ação na justiça em 2008.

O veredito contra a Gilster-Mary Lee Corp. é o mais recente de uma série de casos de processos judiciais de funcionários de fábricas de pipocas que ficaram doentes.

A doença conhecida como "pulmão de pipoca", irreversível, está relacionada com a inalação de químicos utilizados em aromatizantes e condimentos, que constringe os bronquíolos, dificultando a passagem do ar.

Para a decisão favorável do tribunal do Colorado muito contribuiu o testemunho da médica que fez o diagnóstico da doença em Watson.

Cecile Rose foi consultora para a indústria de aromatizantes, tendo verificado que vários trabalhadores  expostos ao mesmo produto químico haviam contraído o "pulmão de pipocas".

12 comentários:

  1. Pri eu e meu marido não fazemos pipoca de micro, não gostamos é muito ruimmmm e depois dessa matéria então, vou contar pra todos.
    Bjkas e fica com Deus, amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paty,
      por aqui já nem me recordo qual foi a última vez que fizemos,pra quem gosta nada contra e agora está mais do que provado: Tudo é excesso é prejudicial.
      Beijos :-)

      Excluir
  2. Olá Pri, minha querida!

    Eu estou deveras espantada com tal notícia! Há cada uma, que nunca me passaria pela cabeça! Cá em casa nunca se fez pipocas e se há coisa que mais me deixa revoltada, é a nova moda americana... ir a um cinema e estar o filme inteiro rodeada de ruminantes! Apre que esta porra das modas é incrível! Há bem pouco tempo em Portugal era proibido comer no cinema. Agora é isto! Malditas pipocas que só fazem mal!

    Um beijo minha querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fada,
      Pois é minha amiga tudo que é "gostoso" a moda americana é uma bomba,rsrsrsrs. Tu não sabes como fizeste rir a mim e ao Carlos com suas palavras :-]

      Beijos a ti também!

      Excluir
  3. Eu acho muito gostoso comer pipoca e só faço pipoca na panela, mas infelizmente é pipoca transgênica da YOKI, pois não consigo encontrar nos supermercados outras empresas que vendam milho de pipoca "normal".

    Ahô

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidado Tibiriçá que o milh transgénico é venenoso! Esperemos que não seja este, mas como é que você sabe?

      http://onda7.blogspot.pt/2012/09/nk603-autorizado-em-espanha.html

      Parece que afinal todos somos cobaias. Ainda bem que não como pipocas. :))

      http://sustentabilidadenaoepalavraeaccao.blogspot.pt/2012/09/ogm-venenosos.html

      Abraço



      Excluir
  4. Olá Pri querida, vim dizer que estou de volta da minha pequena férias com minha filhota, que valeu muito a pena,passou tão rapidinho! Vim agradecer o seu comentario deixado em meu cantinho. E quanto as pipocas de microondas, não gosto não, prefiro a boa e velha panela pra estourar as pipocas aqui de casa. Beijos querida, tenha uma linda semana junto aos seus.

    ResponderExcluir
  5. Acho que vou postar uma matéria sobre pipoca "normal" rsrsrsr

    Ahô

    ResponderExcluir
  6. Oi Pri!
    Nunca tinha ouvido falar sobre isso...
    fiquei assustada!
    Gosto bastante de pipoca e por vezes compro um pacotinho
    da yoki c sal (manteiga e outras não suporto o cheiro)...
    mas, normalmente faço na panela mesmo.
    Obrigada por partilhar!
    Um bejim grande!

    ResponderExcluir
  7. Fada, eu sei que é transgênico porque vem um símbolo estampado no pacote.

    http://embalagemsustentavel.com.br/2011/09/21/4449/

    ResponderExcluir
  8. poxa interessante isso! vou postar no meu também... poxa me add na sua lista aê! que eu vou adicionar o seu. Boa noite e a paz do Sr. Jesus

    ResponderExcluir
  9. Amiga, tudo bem?
    Eu não gosto de pipocas de jeito nenhum, ainda mais que
    uso aparelho nos meus dentes, elas grudam e nunca gostei
    de pipocas, aqui em casa é difícil eu fazer.

    Tenha uma semana repleta de bençãos junto a sua família!
    Beijinhos d ♥

    ResponderExcluir