quarta-feira, 13 de junho de 2012

Rio+20 é o inimigo (ou: contra a sustentabilidade)


A Rio+20 é uma idiotice, desperdício de tempo e dinheiro, e contraproducente. Não vai dar em rigorosamente nada. Nem teria por quê. Não há o que debater. Os parâmetros pré-determinados para o debate garantem o fracasso da conferência.
A imprensa mundial trata o evento com a desimportância que merece. Um giro minutos atrás por BBC, CNN, Guardian, New York Times e El País não mostrou uma linha sobre a Rio+20. Le Monde tem um artigo escondidinho — mas só usa o gancho da conferência para cutucar Dilma, explicando sua moleza com os ruralistas na história do novo Código Florestal.
A razão do fracasso da Rio+20 não é a ausência de Barack Obama, presidente do país mais poluidor e poderoso, ou Angela Merkel, líder do país que dá as cartas na eurolândia. Nem os vagalhões que solapam a economia do mundo em suas premissas fundamentais.

 
A Rio+20 não vai dar em nada porque é planejada cuidadosamente para não dar em nada. No que deu a Eco 92? O protocolo de Kyoto? As metas do milênio? Nada. São só relações públicas, propaganda para enganar os trouxas.
Os chefes de Estado vêm, posam para as fotos e tchau. Os diplomatas debatem colchetes, como se discutissem quantos anjos cabem na ponta de uma agulha, para justificar os salários. Estudantes e ongueiros fazem manifestações e eventos paralelos. Deve ser bom para arrumar namorada/o, ou pelo menos alguém para passar a noite, como aqueles antigos encontros da UNE.
A Rio+20 começa estúpida pelo nome: Conferência pelo Desenvolvimento Sustentável. Como disse o amigo André Barcinski, a próxima vez que alguém proferir a palavra "sustentabilidade" perto de mim, enforco o infeliz com uma sacola plástica. É um conceito impreciso, inútil e ofensivo.
Pergunte para a pessoa ao seu lado o que significa. Ninguém sabe. "Sustentabilidade" é um saladão de boas intenções, premeditadamente vago o suficiente para que todos possam assinar embaixo sem se comprometer de fato com nada, políticos, empresas, instituições, indivíduos.
A melhor alocação de nossos recursos naturais já é fato. Tudo que há na Terra, inclusive nós, somos alocados da maneira mais eficiente que conseguimos, para a geração dos maiores lucros possíveis. O nome disso é capitalismo. Deu certo para muitas coisas, errado para tantas outras. Permitiu o crescimento e enriquecimento explosivos da população do planeta, o que não foi nada mal. Há consequências e, palavra importante, externalidades.
O capitalismo financeiro do século 21 se alimenta dos recursos naturais - incluindo nós — a la Matrix, viu o filme? Como no clássico de ficção-científica que fechou com chave de ouro o século passado, o sistema (olha ele aí!) sua a energia dos nossos corpos, e nossos cérebros se distraem com um mundo virtual, aparentemente lógico, em que as decisões parecem tomadas livremente por seres humanos, baseados em premissas racionais.
É tudo mentira. A máquina devora o planeta e defeca lucro. Ponto.
Desliga essa TV, fecha esse jornal, e esquece essa babaquice de Rio+20. O que você precisa saber é urgente e é o seguinte: nos próximos quarenta anos a população do planeta Terra vai aumentar cinquenta por cento. A maioria esmagadora de escurinhos, em países pobres, dos quais muitos vão querer migrar para países mais abastados, naturalmente.
Se você acha que tua cidade está engarrafada, fedorenta, poluída e perigosa, vai se preparando. Se em 2012 o capitalismo não dá conta nem de garantir a subsistência dos aposentados na pacata Eurolândia, que dirá arrumar emprego, comida, água, casa e remédios para mais três bilhões de pessoas...

Nota: Querido leitor(a),
trouxe até voz este artigo que reflete exatamente o que penso sobre esse evento e todo esse papo de sustentabilidade que nos cerca.Não  existe dúvidas que nada será resolvido nesta conferência e nem em outras que viram pois não é do interesse dos governantes resolver quaisquer problema climático. Afinal outras  já passaram e aqui estamos mais uma vez.
E só para constar o Google parece não gostar quando pesquisamos na direção oposta,pois fica bloqueando os resultados fazendo parecer que todos somos a favor desta inutilidade promovida com o dinheiro publico!

6 comentários:

  1. Olá Pri,,,

    Rio+20... Rio-20... COP16... COP17... COP124!! Enfim... Cimeiras e mais Cimeiras e mais convívios é coisa que realmente não falta...

    E o objectivo é CLARO e EVIDENTE... Pelo menos para os que querem ver a realidade tal como ela é... E o objectivo é sempre o MESMO

    Pois sem dinheiro, muito dinheiro... Não há verde que resista... Não há ecossistemas que sobrevivam...

    Aliás basta olhar para nós animais humanos... Se não sobrevivemos sem BANCOS/DINHEIRO... Como esperar que todos os outros animais se consigam safar?!? Claro que não vão conseguir!

    Qualquer dia ainda aparece por aí um Banco a fazer uma "Conta Poupança Animal de Estimação" para ser utilizada pelos animais de estimação quando os donos morrem ou os abandonam... Só por esta ideia já vi que passei ao lado de uma genial carreira no SISTEMA MONETÁRIO!!!

    Bjhs Pri... E parece que estamos mesmo destinados a ficarmos pelos grupos muito pequenos de pessoas que sabem que o caminho não é este!


    voz a 0 db

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Voz,boa noite!

      Pois bem caro amigo,já nem a muito a ser dito.Enquanto existir dinheiro creio que não veremos mudança alguma,já até fui chamada de pessimista mas respondi que sou Realista,pois como diz o ditado popular: O pior cego é aquele que não quer ver.E nem preciso lhe dizer o quanto estamos cercados por apoiadores da mentira pintada de verde.
      Só para constar ao ler este fato,perguntei ao marido: Pra onde foi todo este dinheiro? É claro que foi só para lhe fazer rir.

      US$ 1 bilhão foi investido- feitos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento para despoluir a Baía de Guanabara
      Vinte anos após a primeira Cúpula da Terra - a Eco-92 - no Rio de Janeiro, a Baía de Guanabara - que é o cartão-postal da cidade das conferências da ONU sobre o ambiente - segue poluída.

      Então é isso,e outra coisa a reunião deste ano já terminando ficou decidido que em 2015,eles voltam para resolver as questões em aberto,srsrsrsr!

      Excluir
  2. Olá Pri estou em falta com vc, grande falta, mas minha vida está muito corrida, não tenho mais tempo pra nada, minha internet está um caos, fora que fiquei adoentada, não me esqueço de vc e de seu carinho sempre presente em meu blog. Muito obrigada pelo email que mandou e pelo seu carinho. Bjos querida. Fique com Deus. Vou procurar voltar mais vezes e com calma para ler seus posts.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josy,boa noite!

      Minha querida eu é que sou grata por seu carinho e em tela em meu circulo de amigas,mais uma vez estimo melhoras a você.
      Beijos :)

      Excluir
  3. Acho que tudo é balela, isso serve pra mostrar para o povo sem informação que se importam, mas o jogo de interesses são outros, só Deus sabe.Ainda bem que tem as manifestações (aqui no Rj é uma atrás da outra)contrárias a essa "sustentabilidade" de união
    Olha a eco 92, serviu pra que mesmo? Lamentável!!!Protocolo de Kyoto, pra que? Os "donos" do mundo nunca assinaram! Esse agora dará no mesmo!
    Mas o Rio + 20 está sendo muito bom tb para uns espertos: q fazem ponto facultativo, quer ficar na boa, arrumar desculpas pra não trbalhar....e deixar o transito um caos.Fui participar de uma feirinha de animais no sábado e a prefeitura cancelou por causa do Rio + 20, minha mãe tinha consulta com o psiquiatra e pasme particular nesse sexta e foi cancelado, por causa do Rio + 20, tinha que resolver um probleminha com meu cnpj na junta comercial amanhã e não poderei por causa do Rio + 20, meu marido está dorminho na casa da mãe essa semana pq é mais fácil dele ir de manhã para o trabalho semana,pois de manha o transito tá louco e o metro abarrotado por aqui perto de casa, tudo isso por causa de que? Do Rio + 20...um absurdo tudo isso!
    Desculpe Pri, o tanto q escrevi aqui no seu blog, me empolguei !!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia,boa noite!

      Então a está altura você já deve saber que eles estão terminando mais está conferência e que vai ficar para 2015 a conclusão de alguns pontos que estão em aberto,srsrrssrsrsr.

      Agora olha tem que ter muiiiita paciência viu,porque toda esta palhaçada é de dar raiva,coitada da sua mãe imagino como ela se sentiu, e você e seu marido tão cedo não vão querer saber de rio+20.

      Uma outra coisa que me deixa muito chateada,é ver um monte de gente apoiando várias ONGS Internacionais que vem aqui saquear o pouco de recursos naturais que ainda temos e o povo fica apoiando e aplaudindo.
      Isso além de ser absurdo é um tapa na cara da sociedade que não quer ser manipulada.

      Obs: Não tem que se desculpar menina,fique a vontade e solte o verbo,srsrsrs.

      Beijos:)

      Excluir