terça-feira, 29 de maio de 2012

Pobreza relativa afeta 13 milhões de crianças europeias



Paris, 29 mai (Prensa Latina) Ao redor de 13 milhões de crianças padecem de pobreza relativa ou privações nos países da Europa, revelou um relatório do Fundo de Nações Unidas para a Infância (Unicef), difundido hoje aqui.

  O estudo intitulado "Crianças pobres em países ricos" abarcou os 27 membros da União Europeia, mais Islândia, Noruega, Suíça, Canadá, Estados Unidos, Japão, Austrália e Nova Zelândia.

A situação mais grave no chamado velho continente é a da Romênia, Bulgária e Hungria e na melhor situação estão a Islândia, Suécia e Noruega, assinala o documento.

O estudo analisa duas grandes variáveis, uma delas a chamada pobreza relativa, que corresponde às crianças de lares onde a renda é equivalente à metade da média nacional.

A outra é a situação de privação, que ocorre quando um menor carece de dois ou mais dos 14 elementos considerados indispensáveis, como a alimentação, condições para estudar, livros adequados a seu nível de conhecimentos e outros.

Quanto à participação estatal para combater estes flagelos, a França ocupa o primeiro lugar europeu com uma despesa de 3,7 por cento do Produto Interno Bruto mas, apesar a isso, 10,1 por cento das crianças sofrem carências e 8,8 estão na pobreza relativa.

Segundo Fabienne Quiriau, presidenta da Comissão Infância da delegação francesa de Unicef, outras fontes indicam que na França há pelo menos 600 mil menores mal alojados e 20 mil sem domicílio fixo.

Embora as autoridades conseguiram reduzir a taxa bruta de pobreza relativa infantil de 19,4 para 8,8, outros países com menos despesas atingiram resultados mais favoráveis, assinala o relatório.

Quiriau afirmou que para melhorar os efeitos do investimento estatal nesta matéria ainda falta criar um observatório nacional da infância e a juventude, bem como um mecanismo de compensação da pobreza para acompanhar os menores e suas famílias.

Os resultados confirmam um diagnóstico elaborado pela Unicef da França e apresentado aos partidos políticos para ser considerado durante as eleições presidenciais e legislativas deste ano, informou Quiriau.

Nota:
Durante a pesquisa para que este post fosse publicado, o Google omitiu em suas Pesquisas a realidade de outros Países da Europa,citando como países pobres apenas países da América do Sul, Africa, e outros países do Oriente.
O importante é deixar claro que a pobreza e a fome está se alastrando para países antes abastados e ricos como é o caso da Europa e EUA.

6 comentários:

  1. Olá Pri, minha querida.

    Maldito google.
    Pois fique sabendo que a maioria das crianças gregas já desmaiam de fome na escola e Portugal foi considerado um dos piores países da UE para ser criança! É o PAÍS DA UE EM QUE O ESTADO MENOS GASTA COM AS CRIANÇAS! Ainda por cima caminhamos a passos largos para a mesma situação dos gregos. No Norte de Portugal usa-se e abusa-se do trabalho infantil.

    Um beijo, minha querida e obrigada por esta informação.

    ResponderExcluir
  2. Olá Fadinha,bom dia!

    Pra você ver como chega a ser ridícula o que fazem para que a verdade não seja descoberta.
    Aqui como bem sabes a tempos o trabalho infantil já não é mais novidade e sim fatos corriqueiros.Triste e lamentável pois a curto e a longo prazo nada podemos fazer.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Pri

    Só mostram o que querem, omitem as informações, crianças passam fome enquanto os governos alimentam o orgulho dos políticos.
    Ótimo post Pri, se me permite gostaria de colocá-lo em meu blog, para que mais pessoas tenham conhecimento disso.
    Temos que divulgar!

    Um grande abraço minha amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Burgos,bom dia!

      Fique a vontade,pois bem sabemos que não está em nossas mãos a solução de tais problemas,então o máximo que podemos fazer enquanto nos é permitido é divulgar.
      Temos que mostrar que não é só país de terceiro mundo que vive na pobreza,logo logo vai ter muito europeu disputando comida na fila do Bom Prato.

      Excluir
  4. Priamiga

    Faço minhas as palavras da nossa Fadamiga: Portugal está, infelizmente, numa posição medíocre (???) ou mesmo má no que diz respeito ao tratamento que se dá às crianças. E o Estado assobia para o lado; e o Governo assobia para baixo; e, desgraçadamente, muitíssimos de nós, Portugueses assobiamos para onde calha melhor.

    O Google é uma bênção caída do céu dos pardais, que é a barriga dos gatos. Não vele gastar cera com tão ruins defuntos. O problema é que tem dinheiro, donde, tem poder.

    Já te sigo. Espero que o faças também. Obrigado. E já te linkei lá na nossa TRAVESSA

    Qjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique bom dia!

      Bem a situação por aqui ao que se refere as crianças não é diferente,exceto que o governo ainda dá para cada família que mantém seu filho na escola uma ajuda financeira que vareia no valor conforme a quantidades de filhos e a freqüência escolar da criança.

      E agora a presidenta Dilma lançou o programa Brasil Carinho um programa de ajuda para cada criança de 0 a 6 anos de idade no valor de R$70,00.Bem vamos até quando essas ajudas seram mantidas.

      Lembranças a ti e sua senhora.

      Excluir