segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Química no cabelo durante gravidez faz crescer risco de bebê ter leucemia

Estudo, feito pela Escola Nacional de Saúde Pública em parceria com o Instituto Nacional de Câncer, acompanhou 650 mães de todas as regiões do País, exceto o Norte; pesquisadores avaliaram substâncias existentes em 14 marcas de tintura e alisado.

O uso de tinturas ou alisadores de cabelo durante os três primeiros meses de gravidez aumenta em quase duas vezes o risco de o bebê desenvolver leucemia nos primeiros dois anos de vida. Embora seja considerada uma doença rara, a leucemia atinge cerca de 5% das crianças nessa idade.

Cuidado. Regiane Marques parou de tingir os cabelos quando engravidou de Rafaella

A conclusão é do primeiro estudo epidemiológico brasileiro que investigou o tema. O trabalho foi realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) por mais de dez anos. Ao menos por enquanto, os dados sugerem que as mulheres não devem pintar os cabelos durante a gravidez.
O trabalho foi realizado em 15 centros de todas as regiões do País, exceto a Norte. Foram analisadas 650 mães: 231 com filhos diagnosticados com leucemia antes de 2 anos de idade e 419 mães controle sem filhos com câncer.

_____________________________________________
Postado por: ByPrila          Fonte:  Texto Parcial    Estadão.com

3 comentários:

  1. Sempre ouvi dizer que não devia pintar, mas não sabia a razão. Só sei que não pintava. Agente tem essa coisa de que se dizem "não faz bem", mesmo sem saber a verdade acatamos com sendo, e isso aconteceu comigo. Na gravidez não pintava cabelo, ficava coma aquela marca enorme e horrível sem tintura, rss mas me mantia firme até o final da gravidez. Adorei o post. Bjs mana!

    ResponderExcluir
  2. Oi Pri! Na minha gravidez cuidei tudo, desde a alimentação, o que comia, o que bebia, até o que usava no corpo, de creme, etc... Ainda bem que não tenho cabelos brancos,...porque eu também não ousaria em pintar,..hehehe Muito menos alisar,... aliás, nunca usei química, não preciso (graças!) e não gosto... Bjos querida!!!

    ResponderExcluir
  3. Rô, eu também ouvi muito a respeito disto quando estava gravida, mas assim como você não sabia exatamente quão séria é o problema que causa no feto.

    Renata,o pior é que tem mulheres com excesso de vaidade pois mesmo com os cabelos pretinhos e lindos ainda assim fazem o uso da química.

    Eu sempre ouvi dizer que com a gestação a mulher fica mais bonita, a pele fica mais sedosa e eu evitava ao máximo qualquer química em meu corpo pra não atrapalhar o processo da natureza pois quando estamos gestante é um momento de pensar somente no filho e deixar esses cuidados excessivos de lado, é claro que isso não quer dizer que devemos estar mal cuidado só porque estamos gravidas mas como bem diz o ditado: Tudo em excesso é prejudicial!

    ResponderExcluir